Nome: Leonardo Marques Nunes de Mattos

Matrícula: 06/89041

Turma: D


Atividade 7 – Histórico da Informática.


A história da informática é deveras interessante em si, pois é um misto de golpes de sorte, falcatruas, aliada a pessoas de muito talento que tiveram uma visão muito a frente a do seu tempo. O filme “Pirates of Silicon Valley” retrata uma parte interessante dessa história, em especial a criação de duas grandes empresas a Apple Computer, Inc. e a Microsoft Corporation.

A Microsoft nasceu em Albuquerque, em 4 de Abril de 1975, fundada por Bill Gates, Paul Allen e Steve Ballmer. Seu primeiro produto foi escrever uma linguagem, o Altair BASIC, para o primeiro computador pessoal construído em larga escala o Altair 8800, fabricado pela MITS (Micro Instrumentation and Telemetry Systems), que sem o sistema da Microsoft era apenas “uma caixa que piscava”.

Já a Apple foi fundada quase um ano mais tarde na Califórnia, em 1 de Abril de 1976, por Steve Jobs e Steve Wozniak. O primeiro produto da Apple é o computador Apple I, totalmente projetado por Wozniak. A primeira aparição pública desse produto foi no “Homebrew Computer Club”. As unidades Apple I eram montadas a mão na garagem dos pais de Jobs.

O primeiro lance de sorte dessa trama, acontece com a criação do Apple I, nessa época Wozniak trabalhava para a HP (Hewlett Packard), cujo contrato possuía uma cláusula na qual tudo que ele criasse deveria ser mostrado primeiramente a empresa. Wozniak levou o Apple I a um executivo da HP, que simplesmente não entendeu o que estava diante do seus olhos, e no filme diz: “o que pessoas comuns querem com computadores?”.

O grande sucesso da Apple Computers vem com o Apple II, em 1977, apresentado na “Feira de Computadores da Costa Oeste”, tornou-se líder de mercado e um fenômeno na área da computação pessoal.

Em 12 de Agosto de 1981, a Microsoft consegue um contrato com a IBM. Gates, Allen e Ballmer garantem a “big blue” que possuíam a resposta aos seus problemas: um sistema operacional, o DOS (Disk Operational System), para a unidade que a IBM estava criando para competir com a Apple, talvez essa tenha sido uma das maiores jogadas da história por três motivos. Primeiro, a Microsoft não vende o sistema para IBM simplesmente, e sim cobra licenças por cada cópia instalada em um IBM-PC; segundo garantem o direito de uso do sistema por outras empresas. Um dos executivos da IBM diz “tudo bem, os lucros estão na venda do hardware e não do software”, ledo engano; Mas o terceiro, e o melhor de todos os motivos, era que a Microsoft não possuía sistema algum, talvez tenha sido o maior blefe de todos os tempos.

A Microsoft compra o DOS, de uma pequena empresa de computação em Seattle por algo em torno de US$ 50.000,00, uma ninharia.

Mas o novo paradigma da computação pessoal não nasceu nem na Microsoft nem na Apple, e sim na Xerox, na unidade Palo Alto. Técnicos dessa empresa desenvolveram a interface gráfica e o mouse, algo que possibilitaria o uso de um computador facilmente por qualquer um, logo tinham o maior ouro da computação nas mãos, mas novamente, executivos sem visão não compreenderam a importância do que os seus funcionários tentavam lhes mostrar.

Jobs descobriu que algo fantástico estava sendo desenvolvido em Palo Alto, ele entrou em contato com a sede da Xerox em Nova Iorque e conseguiu uma demonstração do novo sistema. Jobs, Wozniak e outros funcionários da Apple seguiram para Palo Alto, onde ganharam de graça o novo paradigma da computação, e tudo com o consentimento da Xerox. Na Apple já existia um processo de pesquisa de interface gráfica, mas muito longe do que ocorria na Xerox.

Em 1983, a Apple lançou o LISA, um dos primeiros computares pessoais que possuíam interface gráfica e o mouse. Gates quando descobriu esse novo invento da Apple, marcou uma reunião com Jobs e correu para a Califórnia com Ballmer e Allen.

Lá conheceram o novo projeto da Apple, o Macintosh, conseguiram uma parceria com Jobs, e ganharam três protótipos desse novo projeto. Outra grande jogada de Gates, que começou a desenvolver seu novo sistema operacional, o Windows, a partir das idéias contidas nos protótipos Mac.

Em síntese, a genialidade da Microsoft está nos negócios e nas idéias para tal fim. A jogada com a IBM talvez seja o melhor exemplo possível disso. O carro chefe dessa empresa sempre foi os Softwares como Windows e o Office, hoje em dia a empresa explora outros mercados, como o de vídeo-games com o XBOX, por exemplo.

Em contrapartida a qualidade na Apple é de buscar o estado-da-arte tanto do software quanto do hardaware, procurando sempre soluções inovadoras. O LISA apesar de ter sido comercialmente um fracasso devido ao seu alto preço, possuía a mesma memória RAM que os computadores que estavam sendo vendidos quase uma década após ele. A Apple hoje em dia, também não se limita ao ramo de informática direto, melhor exemplo é o ramo de música digital com o iPod.