O volt2pu é um pequeno programinha, livre, para ajudar no ajuste das tensões dos casos para simulações de transitórios eletromagnéticos no domínio do tempo realizados no software ATP. Como o software ATP apresenta a saída dos dados de tensões em volts de pico-fase-terra, nem sempre é fácil compreender de maneira rápida como estão os ajustes de tensão.
É justamente nisso que o volt2pu cumpre sua missão. Passando os dados para pu (por unidade), como todos os engenheiros de sistemas de potência sabem, fica muito mais simples o entedimento dos ajustes das tensões do sistema, bem como a comparação entre barras de níveis de tensões distintos.
Uma outra habilidade do volt2pu é o cálculo do fator de desequilíbrio dos barramentos, o que facilita e muito a identificação de conexões errôneas ou desequilíbrio na impedância de elementos trifásicos.
Como utilizar?
Liste na seção output do deck ATP, as tensões nodais desejadas. Rode o arquivo do caso ATP com tempo de simulação negativo somente para processar o fluxo de carga.
Para que o cálculo dos fatores de desequilíbrio seja efetuado corretamente, é necessário listar os barramentos na ordem correta (ABC): Por exemplo, NODELANODELBNODELC.
E então, em uma janela de terminal (ou cmd.exe), execute:
python volt2pu.py arquivo.lis
Um arquivo output-v2pu-arquivo.lis.csv será gerado. Este formato pode ser aberto em qualquer editor de texto, entretanto, sua melhor visualização poderá ser realizada no programa de planilhas (openoffice ou m$office, por exemplo).
Sistema operacional
Este programa já foi testado no GNU/Linux, Mac OS X (obrigado Enga. @anielampm!) e no Windows. Para que ele funcione corretamente você deve ter instalado o interpretador da linguagem Python. Nos dois primeiros sistemas, em geral, o interpretador já vem instalado por padrão, ao contrário do Windows.
Onde obter?
https://bitbucket.org/leomarques/volt2pu
Acompanhe o feed de desenvolvimento
tags: volt2pu, python, ATP, transitórios eletromagnéticos, sistemas elétricos de potência, código.
One thought on “volt2pu”