Mês passado, dia 9/05/11, a Canonical encerrou o suporte ao Ubuntu 11.10, tentei fazer o upgrade-release para a versão 12.04 e não fui bem sucedido. Fiz uma instalação limpa do 13.04 e alguns bugs me pegaram. Apesar de gostar muito do Ubuntu, estou um pouco cansado, e o Unity está numa derivada muito lenta. Resolvi testar o openSUSE 12.3, como já havia mencionado no twitter.
Já havia testado openSUSE há alguns anos e gostei muito na época. E dessa vez não foi diferente. Essa distro se mostrou muito bem polida e rápida. Há anos não testava também o KDE, que nessa versão 4 está muito bonito e utilizável. Depois de algum tempo trabalhando com o Unity, tinha até esquecido como um desktop pode ser configurável. Wow! Zilhões de opções de customização.
Mas nem tudo são flores. O openSUSE se mostrou um ótimo sistema para quem já tem um certo conhecimento do Linux e quer abreviar algumas configurações. Entretanto, diversos tweaks fizeram-se necessários para que o sistema ficasse devidamente utilizável nos meus padrões e me ajudasse a cumprir minhas tarefas diárias.
Como o meu intuito nesse post não é descrever todos os tweaks que fiz de maneira detalhada, vou listar todos os links que me informaram em como fazer o que eu queria/necessitava e alguns macetes para quem vem do Debian e seus derivados. Vou atualizar essa lista a medida em que for encontrando novas informações interessantes.
-> Tweaks/Macetes/Documentações:
openSUSE 10.3 survival guide or what a Debian hacker should know when using openSUSE
Unofficial Guide to openSUSE 12.3
build-essentials do debian/ubuntu e o pattern do openSUSE
Outra tabela de conversão de comandos entre os gerenciadores de pacotes (praticamente todos)
Instalar versões mais novas do kernel
Chapter 12. Installing Multiple Kernel Versions
Para usuários com teclado com mapa US Internacional e querem os acentos também no console, executem como root:
# cd /usr/share/kbd/keymaps/i386/qwerty/
# gzip –decompress br-latin1-us.map.gz
# loadkeys br-latin1-us.map
# echo “loadkeys /usr/share/kbd/keymaps/i386/qwerty/br-latin1-us.map” >> /etc/init.d/boot.local
Instalar o skype no openSUSE 12.3
Instalação do Bumbleblee (Suporte não oficial ao optimus da NVIDIA) – Testado e aprovado! -> Com a placa de vídeo NVIDIA desabilitada, o notebook passou a operar uns 10 graus celsius mais frio.
ActiveDoc is a collection of books, articles, howtos, and FAQs around SUSE products. – Excelente fonte de documentação do openSUSE!
One thought on “openSUSE 12.3: Grata surpresa.”
RT @analyser: openSUSE 12.3: Grata surpresa. http://t.co/nKdLhb0ySw